Identidade e produção gráfica Sonangol 36 anos

Portfolio X Luis X Caria
Category
Identidade Corporativa
About This Project
Todos os anos o grupo Sonangol EP celebra o seu aniversário com uma série de eventos corporativos em Angola e uma identidade visual criada de raiz para o efeito, que acompanha a comunicação da empresa em peças de estacionário comemorativo.

 

No briefing deste projecto foi requisitada uma comunicação relacionada com as mais recentes vertentes de exploração petrolífera do grupo, no ano de 2012. Era esperada uma resposta alternativa relativamente aos selos de aniversários passados, onde a vertente do petróleo como símbolo único de comunicação foi vastamente explorada.

 

O conceito visual para o selo dos 36 anos tem como referência principal a energia do gás líquido natural, um dos grandes recursos explorados por subsidiárias do grupo. Para a composição visual, a estratégia passou por dar continuidade a alguns estudos que havia feito anteriormente para a comunicação da empresa, nomeadamente com linhas vectoriais finas, harmoniosas e orgânicas.

 

Em conjunto com o gradiente laranja, a identidade visual do selo do 36 aniversário da Sonangol resume-se num exercício conciso das novas energias exploradas pelo grupo petrolífero. Esta identidade foi aplicada a diversas peças de estacionário, com produção gráfica em Portugal que acompanhei de perto. Posteriormente, é tradição da empresa oferecer as peças em conjunto num kit de aniversário comemorativo para cada colaborador.