Identidade e aplicações da marca INP

Portfolio X Luis X Caria
Category
Identidade Corporativa
About This Project
O Instituto Nacional de Petróleos – INP é uma referência do ensino em Angola, foi o primeiro estabelecimento público dedicado à formação técnica e profissional no ramo do petróleo, gás e recursos minerais, estando deste então na vanguarda da formação de profissionais para a Indústria, quer para o país, quer para o continente.

 

No briefing para este projecto, que me foi dado pessoalmente pelo então director-geral Domingos Francisco, o seu grande objectivo seria o de ter uma nova identidade corporativa ao nível da ambição da instituição, em ser uma referência a nível da indústria no continente. Para isso, seria necessário romper com a identidade antiga (com uma estética definitivamente ultrapassada e nunca resolvida) e assumir uma nova estratégia para a marca INP.

 

O ponto de partida para o novo logotipo do INP foi o de combinar as cores da bandeira de Angola com a cor principal da instituição: o laranja. Ainda que esta cor não tivesse expressão nas aplicações da marca nas diversas peças de comunicação dessa altura, optou-se por assumir que essa havia de ser a cor principal.

 

A composição visual do logotipo assume uma simplicidade e modernidade para romper totalmente com a estratégica comunicação anterior do INP. Felizmente, os diretores, funcionários e alunos abraçaram este novo conceito e vestiram na pele a nova “camisola” da instituição com grande satisfação.

 

Até hoje, o INP continua a desenvolver a sua marca de acordo com esta identidade, no desenvolvimento e na modernização da escola, visando a excelência do ensino ministrado e dos serviços prestados aos formandos, também através da sua comunicação visual.